O ensino de história na atualidade: relações étnico-raciais e ações contemporâneas para uma educação diversificada, democrática e plural

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DOI :

https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1015

Mots-clés :

ensino de História, educação patrimonial, relações étnico-raciais

Résumé

O presente artigo tem como proposta salientar formas de abordagens didáticas que busquem problematizar o ensino de História na contemporaneidade e a sua relação com as questões sociais e étnico-raciais que primem por uma educação progressista, marcada pela diversidade e pela pluralidade cultural. O intuito é fazer uma leitura crítica do seu eixo conservador, o qual voltou a ganhar força nos últimos anos, salientando o seu viés excludente e eurocêntrico, a favor de uma educação não discriminatória e antirracista. Para tanto, abordaremos a relevância e as formas de aplicabilidade da educação patrimonial, da transdisciplinaridade e da epistemologia decolonial no ensino de História, salientando o importante papel de tais práticas para a construção da cidadania, identidade social e formação das subjetividades coletivas.

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Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz-Ilhéus

Doutor em História (Unesp). Pós-Doutor em História (Unicamp). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz-Ilhéus (UESC), Bahia, Brasil.

cnobregadejesus@yahoo.com.br

Edgar Avila Gandra, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela UFRGS. Professor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.

edgargandra@yahoo.com.br

 

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Publiée

2025-07-29

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Jesus, C. G. N. de, & Gandra, E. A. (2025). O ensino de história na atualidade: relações étnico-raciais e ações contemporâneas para uma educação diversificada, democrática e plural . Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(40), 489–532. https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1015