Pensando la historia oral y la educación: una conversación sensible con Aliny Pranto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1343

Resumen

Entrevista realizada por Igor Lemos Moreira e Lívia Morais Garcia Lima com a Profa. Dra. Aliny Pranto.

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Biografía del autor/a

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor colaborador na Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de São Paulo e integrante do CUME - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória. Foi professor substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2024), na Rede Estadual de Santa Catarina (2024) e na Rede Municipal de Florianópolis (2023). Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas. Mestre e Graduado em História (Licenciatura) pela mesma instituição. Foi Visiting Scholar na University of Miami (2021-2022). Foi bolsista Bolsista CAPES-DS no doutorado e mestrado. Participa do GT de Ensino de História (ANPUH/SC), do Centro de Estudos em Música e Mídia (MUSIMID/USP/UNIP), da Rede de Pesquisadores da História de Cuba, do conselho editorial da Revista Brasileira de História Oral e do comitê executivo da Revista Brasileira de Música e Mídia. Associado a ANPUH, ANPHLAC, LASA e IASPM-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, Teoria da História, História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações e trânsitos entre Estados Unidos e Caribe; Biografias e Trajetórias Artísticas; Exílios; Representações; História das Expressões Artísticas; História de Cuba e identidades cubanas: Música Pop; Música Latino-americana; Audiovisual e Canção; História e Historiografia Digital; Ensino de História; História Pública e História do Tempo Presente.

Livia Morais Garcia Lima, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Turismo e Desenvolvimento do Território da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (PPGH - UNESP) na linha de pesquisa História e Cultura Social. É graduada em Turismo (UNESP, 2007). Possui mestrado em Gerontologia (UNICAMP, 2010). É doutora em Educação (UNICAMP, 2015), com estágio de pesquisa doutoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha, como bolsista BEPE-FAPESP (2013 - 2014), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (EACH - USP, 2021). Atualmente é coordenadora do projeto de extensão - Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI / UNESP - Câmpus de Rosana). É pesquisadora colaboradora do Centro de Memória Unicamp (CMU), do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb) e realiza estágio pós-doutoral no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Memória Ferroviária", pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "CUME - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória" (UNIFESP) e membro do conselho científico da Associação Brasileira de História Oral - ABHO (biênio 2025 - 2026). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de história oral, turismo, lazer, patrimônio histórico-cultural e memória social. É autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros, e recentemente co-organizou a obra em dois volumes (Im)permanências: História oral, mulheres e envelhecimento na pandemia.

Citas

Gallo, S. (2002). Em Torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25926

Publicado

2025-07-29

Cómo citar

Moreira, I. L., & Lima, L. M. G. (2025). Pensando la historia oral y la educación: una conversación sensible con Aliny Pranto. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(40), 323–341. https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1343