Thinking oral history and education: a sensitive conversation with Aliny Pranto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1343

Abstract

Entrevista realizada por Igor Lemos Moreira e Lívia Morais Garcia Lima com a Profa. Dra. Aliny Pranto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor colaborador na Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de São Paulo e integrante do CUME - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória. Foi professor substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2024), na Rede Estadual de Santa Catarina (2024) e na Rede Municipal de Florianópolis (2023). Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas. Mestre e Graduado em História (Licenciatura) pela mesma instituição. Foi Visiting Scholar na University of Miami (2021-2022). Foi bolsista Bolsista CAPES-DS no doutorado e mestrado. Participa do GT de Ensino de História (ANPUH/SC), do Centro de Estudos em Música e Mídia (MUSIMID/USP/UNIP), da Rede de Pesquisadores da História de Cuba, do conselho editorial da Revista Brasileira de História Oral e do comitê executivo da Revista Brasileira de Música e Mídia. Associado a ANPUH, ANPHLAC, LASA e IASPM-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, Teoria da História, História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações e trânsitos entre Estados Unidos e Caribe; Biografias e Trajetórias Artísticas; Exílios; Representações; História das Expressões Artísticas; História de Cuba e identidades cubanas: Música Pop; Música Latino-americana; Audiovisual e Canção; História e Historiografia Digital; Ensino de História; História Pública e História do Tempo Presente.

Livia Morais Garcia Lima, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Turismo e Desenvolvimento do Território da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (PPGH - UNESP) na linha de pesquisa História e Cultura Social. É graduada em Turismo (UNESP, 2007). Possui mestrado em Gerontologia (UNICAMP, 2010). É doutora em Educação (UNICAMP, 2015), com estágio de pesquisa doutoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha, como bolsista BEPE-FAPESP (2013 - 2014), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (EACH - USP, 2021). Atualmente é coordenadora do projeto de extensão - Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI / UNESP - Câmpus de Rosana). É pesquisadora colaboradora do Centro de Memória Unicamp (CMU), do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb) e realiza estágio pós-doutoral no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Memória Ferroviária", pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "CUME - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória" (UNIFESP) e membro do conselho científico da Associação Brasileira de História Oral - ABHO (biênio 2025 - 2026). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de história oral, turismo, lazer, patrimônio histórico-cultural e memória social. É autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros, e recentemente co-organizou a obra em dois volumes (Im)permanências: História oral, mulheres e envelhecimento na pandemia.

References

Gallo, S. (2002). Em Torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25926

Published

2025-07-29

How to Cite

Moreira, I. L., & Lima, L. M. G. (2025). Thinking oral history and education: a sensitive conversation with Aliny Pranto. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 22(40), 323–341. https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1343