Sobre a Revista

Missão

Divulgar as pesquisas na área de História, fomentar discussões acadêmicas entre docentes, discentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e possibilitar o acesso do público de áreas congêneres ao conhecimento produzido por investigadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação.

 

Foco e Escopo

Desde a sua criação, a Outros Tempos se constituiu como um espaço de natureza transdisciplinar, agrupando a divulgação de resultados da pesquisa histórica, textos sociológicos, antropológicos e de outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. A cada edição, publica artigos acadêmicos de tema livre, dossiê temático, resenhas, estudo de caso e entrevista.

 

Política de anti-plágio

De início, a Outros Tempos recomenda aos autores a leitura do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica (SciELO).

Em seguida, e visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações;
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores;
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo;
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo;
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

Após a submissão, o manuscrito será submetido ao software Plagius Professional. O Editor-Chefe, em conjunto com a Secretaria da revista, pode realizar os seguintes procedimentos, quando achar pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto;
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos de dúvida surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à avaliação que estão de acordo com as normas editoriais passam por uma primeira avaliação do Editor-chefe, que verifica a adequação das contribuições ao escopo temático da revista. Uma vez aprovadas na pré-seleção, as contribuições são encaminhadas aos pareceristas.
 
Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc. Na emissão do parecer, eles levam em consideração a qualidade do tratamento do tema, a clareza da redação e a concordância com as normas editoriais da revista. Os avaliadores podem recusar, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. No caso de pareceres divergentes, a contribuição é necessariamente enviada a um terceiro parecerista.

Todo o processo de envio e de avaliação de textos é realizado por meio do Open Journal System (OJS), que oculta os nomes de avaliadores e de autores de contribuições, a fim de preservar a avaliação duplo cega. Os pareceres têm caráter sigiloso e, ao aceitar emitir o parecer, o avaliador deve atestar que não há conflito de interesses em relação ao texto que será avaliado.

Os pareceres servem como base para a decisão editorial, ficando reservado ao Conselho Editorial o direito de publicar ou rejeitar as submissões enviadas. Após a emissão dos pareceres, via formulário específico da revista no OJS, os autores são comunicados da decisão editorial, que pode ser de cinco tipos:
  1. a) Aceitar
  2. b) Correções obrigatórias
  3. c) Submeter novamente para avaliação
  4. d) Submeter a outra revista
  5. e) Rejeitar

No caso de solicitação de pequenas alterações, os autores possuem o prazo de 15 dias, a partir do envio da decisão editorial, para realizar as modificações solicitadas. A nova versão do texto deve ser redigida usando o recurso Controlar Alteração do Word ou similar e o autor deve enviar em arquivo separado uma Carta ao Editor explicando como as alterações pedidas foram feitas e em caso de não realização, a justificativa para esse procedimento. Após o envio da nova versão corrigida pelos autores, o editor responsável pela condução da avaliação verifica as modificações solicitadas e delibera se o artigo será rejeitado ou aprovado. Após a aprovação do manuscrito, ele segue para adequações de normatização, revisão e diagramação.

Por fim, informamos que o processo de avaliação demora, em média, de dois a quatro meses.

 

Periodicidade

A Revista Outros Tempos - Pesquisa em Foco - História é um veículo de divulgação cientí­fica de periodicidade semestral.

 

Polí­tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Financiamento e Apoio

A Outros Tempos é mantida pela Universidade Estadual do Maranhão, por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Desde o ano de 2014, foi contemplada sucessivamente pelo Edital de Apoio a Periódicos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA.

 

Histórico do periódico

A Outros Tempos foi lançada em 2004, como um projeto dos professores do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão.

Lançada originalmente como um periódico anual, em 2008 alterou sua periodicidade para semestral, momento em que também instituiu a publicação de dossiês temáticos. Antes, em 2007, um volume especial fora lançado com a temática História e Política. Atualmente, todas as publicações contam com Identificador de Objeto Digital (DOI), adotado desde o ano de 2015.

Nas últimas duas avaliações Qualis/Capes, 2010-2012 e 2013-2016, foi classificada no estrato B2 na área de História e Interdisciplinar. Desde então, vem aperfeiçoando normas e procedimentos internos, com o intuito de atingir os estratos mais altos da avaliação.

No ano de 2021, como parte dos esforços para dar mais visibilidade às suas publicações, criou o Programa da Revista Outros Tempos, parceria entre o periódico e a ANPUH – Seção Maranhão para a produção de episódios bimestrais com organizadores de dossiês e autores convidados. O Programa é veiculado no Canal do YouTube da ANPUH Maranhão.  

Editada desde a sua criação exclusivamente on-line, a Outros Tempos é a mais longeva e importante publicação na área de História no estado do Maranhão.

 

Periodicidade

2004-2007: Anual

2008-atual: Semestral