Tempos e movimentos no ensino de história: evocando experiências e sensibilidades de professores no museu
DOI:
https://doi.org/10.18817/ot.v22i40.1228Palavras-chave:
museus históricos de cidade, experiências de professores, ensino de históriaResumo
Caminhar pelos cenários expositivos do museu é um espaço aberto para que os professores falem sobre suas concepções, ideias e narrem suas experiências históricas e de vida. Nesse pensar, o objetivo deste artigo é refletir sobre as experiências e sensibilidades dos professores de História durante uma caminhada pelo acervo do Museu da Cidade Governador Valadares (MCGV) e no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) em Belo Horizonte/Minas Gerais. Quanto ao percurso metodológico, decidimos pela abordagem qualitativa e adotamos, como método de investigação, a entrevista caminhante, durante a qual íamos visitando os cenários expositivos e fazíamos perguntas utilizando um roteiro semiestruturado, provocando o docente sobre quais os objetos em exposição têm relação com suas experiências históricas vividas. Esta pesquisa evidenciou que os objetos em exposição em ambas as instituições foram promotoras de sensibilidades e terreno fértil para se pensar outros tempos, além de outras possibilidades de movimentos para o Ensino de História.
Downloads
Referências
Documentos sonoros
TEMPO perdido. Banda: Legião Urbana. Compositor: Renato Russo. In: DOIS. Banda: Legião Urbana. Rio de Janeiro: Gravadora EMI-Odeon, 1986.
O TEMPO não para. Intérprete: Cazuza. Compositores: Arnaldo Brandão e Cazuza. In: O TEMPO não para. Rio de Janeiro: Philips Records, 1988.
CARRO de boi. Intérpretes: Tonico e Tinoco. Compositor: Tonico. In: DOSE Dupla. Rio de Janeiro: Gravadora Warner Music Brasil, 1994.
Bibliografias
ALVES, Nilda. Decifrando pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês B. de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008. p. 1-11.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, mágica e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRAGA, Jezulino Lucio Mendes. Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do Museu de Artes e Ofícios. Métis: história & cultura, v. 17, n. 34, p. 253-270, jan./jun. 2018. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6947. Acesso em: 14 set. 2024.
BREFE, Ana Cláudia Fonseca. Comentário I: museu, imagem e temporalidade. Anais do Museu Paulista, São Paulo. v. 15, n. 2. p. 31-36, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/Q6xNFbB8NNHNshgMsLmQJ5n/. Acesso em: 12 ago. 2024.
BRITTO, Clovis Carvalho. Monumentalizando “ruínas precoces”: o Museu Histórico de Belo Horizonte e a imaginação museal de Juscelino Kubitschek. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, v. 30, p. 1-47, 2022.
BRULON, Bruno. Os objetos de museu entre a classificação e o devir. Informação & Sociedade (UFPB Online), v. 25, p. 25-37, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/025. Acesso em: 8 set. 2024.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CHAGAS, Mário de Souza; STORINO, Claudia Maria Pinheiro. Os museus são bons para pensar, sentir e agir. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, n. 3, p. 6-8, 2007.
CHAGAS, Mario de Souza. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (org.). Educação patrimonial: educação, memórias e identidades. 1. ed. João Pessoa: Iphan, 2013. v. 3, p. 27-31. (Caderno temático, v. 3).
CHAGAS, Mario de Souza. Memória social em fragmentos: o poder das encruzilhadas e a museologia em ação. Cadernos Sesc de Cidadania, v. 15, p. 34-38, 2019.
CORALINA, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Goiânia: UFG, 1987.
COSTA, Carina Martins. A poesia das coisas no Ensino de História: exercícios de sensibilização. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; MIRANDA, Sonia Regina. Patrimônio no Plural: educação, cidades e mediações. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2017.
COSTA, Carina Martins. Educar em museus históricos: entre deveres e devires da memória. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 51, p. 11-25, 2019. Disponível em: https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn/article/view/140. Acesso em: 3 ago. 2024
COSTA, Carina Martins; MUNIZ, Thaísa de Queiroz. Aprender na cidade: o dédalo e o labirinto. Espacialidades, v. 18, p. 267-278, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551. Acesso em: 4 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1992.
GARCIA, Luiz Henrique Assis. Intervenção museal no espaço urbano: história, cultura e cidadania no Parque Lagoa do Nado. História [online], v. 32, n. 2, p. 87-104, 2013.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/j7LZk54JcMWWVm4ZbnwTnws/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 ago. 2024.
GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Os museus e a cidade. In: GONÇALVES. José Reginaldo Santos. Antropologia dos Objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: Iphan/Ibram, 2007. p. 63-80.
LAROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo (crônicas). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
MELLO, Thiago. Faz escuro, mas eu canto. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências e Letras (Porto Alegre), Porto Alegre, n. 27, p. 91-101, 2000.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu de cidade e a consciência da cidade. In: SANTOS, Afonso Carlos Marques dos; KESSEL, Carlos; GUIMARÃES, Cêça (org.). Museus e cidades. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003, p. 255-282. Livro do Seminário Internacional.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e a questão do conhecimento. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes. Futuro do Pretérito: escrita da História e História do Museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito/Expressão Gráfica Editora, 2010. p. 13-33.
OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao. Machado de. As fotografias e o (re)conhecimento do lugar onde se vive: notas sobre linguagem fotográfica e atlas municipais escolares. Rio Claro, SP: [s. n.], 2003.
PEREIRA, Júnia Sales. Arbítrio e sensibilidade na aprendizagem histórica atravessada pelos museus. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 509-528.
PEREIRA, Júnia Sales; CARVALHO, Marcus Vinícius Corrêa. Sentidos dos tempos na relação museu-escola. Cadernos CEDES (Impresso), v. 30, p. 383-396, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/nbrLPNSNtTz4nq7NrgQ36PM/?format=pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades: escrita e leitura da alma. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique (org.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 9-22.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego - composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Organização de Richard Zenith. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
PIMENTEL, Thaís Veloso C. Crônica da revitalização de um museu público: dez anos no MHAB. In: PIMENTEL, Thaís V. C. Reinventando o MHAB: o Museu e seu novo lugar na cidade – 1993-2003. MHAB: Belo Horizonte, 2004. p. 13-44.
POSSAMAI, Zita Rosane. Olhares cruzados: interfaces entre História, Educação e Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 3, p. 17-32, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16692. Acesso em: 6 set. 2024.
QUINTANA, Mario. A rua dos cataventos. 2. ed. São Paulo: Globo, 2005. (Coleção Mario Quintana. Organização, plano de edição, fixação de texto, cronologia e bibliografia Tânia Franco Carvalhal).
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Editora Argos, 2004.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a História como labirinto. Educação em Revista, n. 47, p. 241-270, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/y5yZrZxLq3bNx35xssjkWCR/abstract/?lang=pt. Acesso 10 ago. 2024.
SIMAN; Lana Mara Castro; CAMPOS, Edson Nascimento; ANDRADE, João Carlos de. Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes. Antíteses, v. 5, n. 10, p. 567-587, jul./dez. 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13332. Acesso em: 18 set. 2024.
SILVA, Lucinei Pereira da; SIMAN, Lana Mara de Castro. O Museu da Cidade de Governador Valadares: entre a celebração do passado e o mito do pioneirismo. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 33, n.1, p. 196–218, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/55166. Acesso em: 17 set. 2024.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcance da entrevista narrativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 2., 2006, Salvador. Anais [...], Salvador, 2006.
Entrevistas
SENA, Renato. Entrevista Caminhante III. [abr. 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Belo Horizonte, 2024. 1 arquivo mp3 (54 min.).
BARBOSA, Fabrício. Entrevista Caminhante I. [jul. 2023]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva, Belo Horizonte, 2023. 1 arquivo mp3 (34 min.).
ALMEIDA, Gizele. Entrevista Caminhante IV. [maio 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Governador Valadares, 2024. 1 arquivo mp3 (51 min.).
CORRÊA, Bruno. Entrevista Caminhante V. [maio 2024]. Entrevistador: Lucinei Pereira da Silva. Governador Valadares, 2024. 1 arquivo mp3 (39 min.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucinei Pereira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Outros Tempos - Pesquisa em foco - História de http://www.outrostempos.uema.br/site/ é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.


