Inicial


INICIAL
| PROGRAMAÇÃO | CALENDÁRIO

SIMPÓSIOS | RESUMOS | INSCRIÇÃO | CONTATO | ANAIS

LOCAL: Prédio do Curso de Arquitetura (UEMA) - Centro Histórico

..:: IV Encontro Estadual de História - ANPUH/MA ::.. CLIOVIRTUAL

Simpósios Temáticos:

1. Escravidão, Gênero e Identidades no Brasil – Século XIX. Dr. Nielson Rosa Bezerra (UEMA/FBN) / Ms. Tatiana Raquel Reis (UEMA)

A concentração demográfica de africanos no Brasil oitocentista precisa ser considerada como fundamental na formação de nossas perspectivas sociais e culturais. Assim, questões como as identidades étnicas e as relações de gênero são fundamentais para uma melhor compreensão da vida dos segmentos sociais marginalizados durante o século XIX, constituindo um importante aspecto de nossa história que ainda precisa de novas abordagens e reflexões.

 

2. Uma perspectiva fora do eixo: a construção do Estado Imperial brasileiro a partir das províncias do norte. Dr. André Roberto de Arruda Machado (UNIFESP) / Dr. Marcelo Cheche Galves (UEMA)

Esse simpósio pretende agregar trabalhos que tenham como objetivo problematizar a construção do Estado Imperial brasileiro tomando como ponto de partida as províncias setentrionais. Dessa forma, espera-se que as comunicações explorem não apenas os eventos, conflitos e a historiografia do norte do Brasil sob a ótica da particularidade, do fragmento, como também que se privilegiem estudos que proponham olhar para a história dessa região visando repensar os grandes modelos explicativos da nossa historiografia. 

 

3. O espaço da política nos estudos sobre os Oitocentos. Drª. Regina Helena Martins de Faria (UFMA)

Até o início do século XX, a produção historiográfica era basicamente de história política. Sob influência da chamada Escola dos Annales e das abordagens marxistas, as temáticas políticas perderam importância, tornaram-se (mal)ditas. Porém, nas últimas décadas, elas voltaram a despertar o interesse dos historiadores e vive-se o que foi denominado “retorno da história política”. As velhas temáticas ressurgiram, trabalhadas com novos questionamentos, novas fontes e abordagens. E novas temáticas são construídas num movimento incessante, que se beneficia do diálogo interdisciplinar que a história trava com a Filosofia, a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, o Direito e outros saberes. Nesse contexto, este seminário temático se propõe ser um espaço de diálogo para historiadores e estudiosos de outras áreas das ciências humanas e sociais, que tenham pesquisas acerca de temas e abordagens relacionadas ao mundo da política nos Oitocentos, a saber: Estado, micro poderes, jogos políticos, cultura política e ideias políticas.

 

4. História, memória e historiografia. Dr. Alcebíades da Costa Filho (UESPI/UEMA) / Drª. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz (Programa de Pós-Graduação em História/UFPI)

Este simpósio temático pretende ser um espaço de diálogo, cujo objetivo é promover a socialização de pesquisas iniciadas ou concluídas que articulem historiografia, memória, discursos de poder e identidade; estudos que abordem, dentre outros temas, o lugar da História nas Ciências Humanas, o papel do historiador, o tempo histórico, as abordagens historiográficas, a produção da História, bem como sua relação com a construção da memória e identidade. É um espaço que permite a apresentação de referidas pesquisas à partir dos eixos temáticos propostos, no intuito de incentivar o surgimento de debates e reflexões, contribuindo, dessa forma, para ampliar o conhecimento sobre a História do Brasil nos Oitocentos.

 

5. História e Literatura. Dr. José Henrique de Paula Borralho (UEMA) / Drª. Ana Maria Koch (UFPI) / Dr. Antonio Celso Ferreira (UNESP/ASSIS)

Este simpósio tem por objetivo reunir estudos sobre as relações entre História e Literatura no Brasil do século XIX a partir de como esses campos produzem categorias analíticas para a compreensão do Brasil naquela centúria, pensando questões como raça, meio, identidade e desempenho de políticas públicas feitas por literatos.

 

6. História, sertão e memória.  Ms. Alan Kardec Gomes Pachêco Filho (UEMA) / Drª. Gercinair Silvério Gandara (PNPD-CAPES/UFG) 

Este simpósio pretende reunir estudos sobre o sertão brasileiro no século XIX, a partir de concepções como cultura política, memória sertaneja e compreensão do papel dos rios na formação de uma rede de comércio regional e nacional.

 

7. Sociedade, Economia e Trabalho no Brasil Oitocentista.  Drª Monica de Souza Nunes Martins (UFRRJ) / Dr. Théo Lobarinhas Piñeiro (UFF)

Os estudos em História Econômico-Social estão retomando vigor nos últimos anos, o que certamente se liga às sucessivas crises ocorridas nas últimas décadas. A renovação dos objetos e metodologias, a abrangência de perspectivas teóricas e os novos debates – tanto no campo da História, quanto da Economia – possibilitaram releituras e contribuições para a área.

Particularmente o século XIX tem se revelado como um momento chave na construção das múltiplas formações econômico-sociais do Brasil. Diversidade e estudos regionais, crescimento econômico, modernização versus permanência, relações mercantis e de produção são alguns dos objetos que essa renovada História Econômico-Social têm lançado novas luzes. O Simpósio Sociedade, Economia e Trabalho no Brasil Oitocentista se estrutura a partir de quatro eixos: 1) Teoria e Metodologia em História Econômico-Social; 2) Instituições econômicas: agentes e agências; 3) Políticas Públicas; 4) Produção, Comércio e Crédito 5) Escravidão e Trabalho Livre.

           

8. As instituições escolares no Maranhão oitocentista. Dr. César Augusto Castro (UFMA)

Os estudos históricos sobre as instituições escolares têm se constituído num campo relevante para a História da Educação brasileira e maranhense. Compreender os processos de constituição da escola e os seus diferentes materiais, sujeitos e conteúdos curriculares contribui para entendermos o lugar e as lutas para organização do espaços escolares destinados a atender públicos vários como o infantil, o adolescente e o feminino. Esse simpósio temático objetiva reunir trabalhos que tenham como foco a história da escola, seus artefatos de leitura e escrita, seus agentes e ideias em circulação nos oitocentos. 

 

9. Catolicismo no Brasil Oitocentista: Fontes, Arquivos e Abordagens históricas. Dr. Lyndon de Araújo Santos (UFMA)

Este simpósio temático propõe-se discutir, desde a perspectiva histórica e da prática historiográfica, as fontes e os arquivos disponíveis para a pesquisa sobre o catolicismo no Brasil. A constituição e a configuração das fontes documentais, bem como o processo e as formas de organização destas em arquivos, sobretudo os Arquivos Públicos, são objetos de análise para os historiadores. Esta análise precede necessariamente às abordagens históricas sobre a religião católica em suas variadas manifestações no cotidiano da sociedade oitocentista brasileira. Este cotidiano foi permeado de relações sociais atravessadas pelos valores religiosos de matriz católica-romana, pelas representações simbólicas do imaginário religioso e pela presença da instituição religiosa por meio de sua hierarquia. Sendo assim, a discussão a partir da análise das fontes se dará também sobre a própria historiografia religiosa produzida com base nestas fontes. Outras temáticas serão contempladas tais como as relações entre Igreja e Poder Público, ensino religioso e instrução pública, catolicismo e outras religiões (protestantismo, cultos afro, espiritismo).

 

10. Culturas, Representações, Festas, religiosidades e cotidiano no Brasil oitocentista.

Ms. Eloy Barbosa de Abreu (UEMA) / Dra. Julia Constança Pereira Camêlo (UEMA)

 A História Cultural é, atualmente, um consolidado campo de produção historiográfica. Dentro desta perspectiva, o presente simpósio temático visa contemplar apresentações de comunicações orais que perpassam discussões acerca do universo cultural brasileiro no século XIX. O simpósio temático será articulada em eixos que versam sobre a cultura popular e institucionalizada, literatura, religiosidades, festas e cotidiano.

   
   
   
 
 

Webmaster: Fernando Sampaio - (99) 8131-1501

nandonet1@hotmail.com

Nº de Visitas: