A DISSEMINAÇÃO DA PSEUDOCIÊNCIA NA URSS NO FILME MICHURIN/LIFE IN BLOOM (1948)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.984

Palavras-chave:

Lysenkoísmo, Cine-história cinematográfica, URSS

Resumo

O filme Michurin, 1948, de Dovjenko, permite entender os conflitos internos da sociedade e da política soviéticas e a consolidação de uma noção equivocada de ciência que traria resultados funestos ao país por mais 15 anos. Tratou-se não de um transe de um ditador e da ambição de um pesquisador ambicioso, mas também de posições de parte da sociedade que conseguiram se impor. Por meio da sócio-história cinematográfica procurou-se mostrar como o filme foi construído no choque entre produtores e poder político, como pretendia convencer o público da mensagem oficial, e como fazia parte de uma campanha maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MOISÉS WAGNER FRANCISCON, UFPR

Doutorando em História pela UFPR

Professor SEED-PR

Campo Mourão/Paraná/Brasil

 

Referências

ALLEN, Garland. Thomas Hunt Morgan: the man and his science. Princeton: Princeton University Press, 1979.

BEUMERS, Birgit. Directory of World Cinema: RUSSIA. Bristol: Intellect, 2015.

BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Bazar do Tempo, 2019.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

BROWN, Archie. The Gorbachev factor. Oxford: Oxford University Press, 1997.

BROWN, Archie. The Rise and Fall of Communism. Londres: HarperCollins, 2010.

BRZEZINSKI, Zbigniew. Ideologia e poder na política soviética. Rio de Janeiro: GRD, 1963.

BUCH, Esteban; ZUBILLAGA, Igor; SILVA, Manuel. Composing for the State: music in twentieth-century dictatorships. Abingdon: Rutledge, 2016.

BUFFET, Cyril. Cinema in the Cold War. Nova York: Routledge, 2016.

CAUTE, David. The dancer defects: the struggle for cultural supremacy during the Cold War. Oxford: OUP Oxford, 2003.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richar. The film factory. Londres: Routledge, 2012.

DAVIES, Sarah. Popular opinion in Stalin's Russia: terror, propaganda and dissent, 1934-1941. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

DÁVILA, Sérgio. Nobel acusado de racismo está correto, diz cientista político. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/acusado_racismo_esta_correto.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.

DEJONG-LAMBERT, William. The Cold War politics of genetic research: an introduction to the Lysenko Affair. Nova York: Springer, 2012.

DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

DOBRENKO, Evgeniĭ. Political economy of socialist realism. New Haven: Yale University Press, 2007.

DOBRENKO, Evgeny. Late Stalinism: the aesthetics of politics. New Haven: Yale University Press, 2020.

FELDBRUGGE, Joseph Maria; ‎BERG, Gerard Pieter Van den; ‎SIMONS, William Bradford (org.). Encyclopedia of Soviet Law. Dordrecht: Martinus Nijhoff, 1985.

FERRO, Marc. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p. 199-215.

FÜRST, Juliane. Late Stalinist Russia. Milton Park: Routledge, 2006.

GALAN MACHÍO, Agustín. Agnotología: sociología de los campos de ignorancia y de los sujetos de su producción social. España: Universidad Complutense de Madrid, 2016.

GRAHAM, Loren. Lysenko’s ghost: epigenetics and Russia. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo: o marxismo na época da terceira internacional: problemas da cultura e da ideologia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INGS, Simon. Stalin and the scientists: a history of triumph and tragedy, 1905-1953. Nova York: Grove Atlantic, 2017.

IVANOVA, Tatiana. Alexander Dovzhenko and his films. In: AZHAYEV, Vasili (org.). Soviet Literature. Moscou: Union of the Writers of the U.S.S.R., 1964. p. 68-80.

JORAVSKY, David. The Lysenko affair. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

KENEZ, Peter. Cinema and Society: from the Revolution to the death of Stalin. London; Nova York: I. B. Tauris, 2008.

KHLEVNIUK, Oleg. Master of the house: Stalin and his inner circle. New Haven: Yale University Press, 2009.

KINGSBURY, Noel. Hybrid: the history and science of plant breeding. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

KOTKIN, Stephen. Stálin: paradoxos do poder, 1878-1928. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

KREMENTSOV, Nikolai; DEJONG-LAMBERT, William. The Lysenko controversy as a global phenomenon. Cham: Springer, 2017.

LEBEDEV, Viacheslav. El renovador de la Naturaleza: vida y obra de Michurin. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1948.

LECOURT, Dominique. Proletarian Science?: the case of Lysenko. Oxfordshire: Verso, 2018.

LEWIN, Moshe. O fenômeno Gorbachev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

LIEHM, Mira; LIEHM, Antonín. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.

LYSENKO, T. D. Heredity and Its variability. Moscou: Foreign Languages Publishing, 1954.

MARSHALL, Herbert. Masters of the Soviet Cinema. Londres: Routledge, 2013.

MEDVEDEV, Zhores; MEDVEDEV, Roy. Um Stalin desconhecido. Record: Rio de Janeiro, 2006.

MENEY, Patrick. A kleptocracia: a corrupção na União Soviética. Rio de Janeiro: Record, 1984.

MICHURIN, Ivan Vladimirovich. Obras escogidas. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1958.

MICHURIN. Direção: Aleksandr Dovjenko. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (99 min), color.

MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Londres: I. B. Tauris, 2010.

MONTEFIORE, Simon. Stálin: a corte do czar vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MONTEFIORE, Simon. Os Románov. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MORTON, Brian. Shostakovich: his life and music. Londres: Haus, 2006.

NAPOLITANO, Marcos. Vencer Satã só com orações?: políticas culturais e cultura de oposição no Brasil dos anos 70. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha (org.). A construção social dos regimes autoritários. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p.145-174.

NESTEROV, Valentin. Michurin's theories and experiments in forestry. Washington: National Science Foundation, U.S.A.: and the Department of Agriculture, 1960.

OBERMANN-JESCHKE, Dorothee. Eugenik im wandel: kontinuitäten, brüche und transformationen. Münster: Unrast, 2008.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência. São Paulo: Contexto, 2018.

RADZINSKY, Edvard. Stalin. Nova York: Anchor Books, 2011.

RAPPAPORT, Helen. Joseph Stalin: a biographical companion. Santa Barbara: ABC-CLIO, 1999.

RILEY, John. From the factory to the flat. In: EDMUNDS, Neil (org.). Soviet music and society under Lenin and Stalin. Londres: RoutledgeCurzon, 2004. p. 67-80.

ROBERTS, Andrew. Churchill: caminhando com o destino. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow, 2009.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SCHNEIDER, Laurence. Biology and Revolution in twentieth-century China. Lanham: Rowman & Littlefield, 2005.

TATU, Michel. O poder político na URSS. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1970.

TAYLOR, Richard; SPRING, Derek. Stalinism and Soviet cinema. Nova York: Routledge, 2006.

TEICHER, Almir. Social Mendelism: genetics and the politics of race in Germany, 1900-1948. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin: triunfo e tragédia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. 2 v.

YOUNGBLOOD, Denise. Russian war films: on the Cinema Front, 1914-2005. Lawrence: University Press of Kansas, 2007.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

FRANCISCON, M. W. . (2022). A DISSEMINAÇÃO DA PSEUDOCIÊNCIA NA URSS NO FILME MICHURIN/LIFE IN BLOOM (1948). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 19(34), 29–62. https://doi.org/10.18817/ot.v19i34.984