ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas

Autores

  • SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • DAYSE MARINHO MARTINS Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED SLZ

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1080

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Políticas Públicas em Educação UNICAMP

Professora da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

São Luís, Maranhão, Brasil

DAYSE MARINHO MARTINS, Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED SLZ

Doutora em Políticas Públicas UFMA

Professora da Secretaria Municipal de Educação de São Luís – SEMED SLZ

São Luís, Maranhão, Brasil

Referências

ABUD, Kátia Maria. O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas: Papirus, 2014.

FONSECA, Thaís Nivia de Lima e. História e ensino de história. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KARNAL, L. (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.

MARTINS, Dayse M. Curriculo e historicidade: a disciplina história do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902- 2013). Porto Alegre: Editora Fi, 2019a.

MARTINS, Dayse Marinho. Currículo e historicidade: a disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 – 2013). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019b. E-book.

MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). O livro didático no Brasil: história, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020a.

MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. Um olhar sobre os livros didáticos no ensino de História do Maranhão. Outros tempos, v. 17, n. 30, p. 43-68, 2020b. Disponível em: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/804/858 Acesso em: 23 jan 2023.

MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). Ensino de História local / regional: abordagens e práticas. Rio de Janeiro RJ: Dictio Brasil, 2021a.

MARTINS, Dayse M.; MATEUS, Y. G. A. S. (org.). História e historiografia: novos problemas, novas abordagens e novos objetos. Rio de Janeiro: Mares Editores, 2021b.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança e o ensino de História. In: PARRAT, Silvia; TRYPHON, Anastasia (org.). Sobre a pedagogia. Tradução Claudia Berliner. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 89-111.

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

SANTOS, S. R. R. Formação de Professores do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão: percursos e desafios. São Luís: Editora Uema, 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

SANTOS, S. R. R. D., & MARTINS, D. M. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: metodologias, abordagens e práticas. Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 115–121. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1080