POR OUTRAS NARRATIVAS DA INDEPENDÊNCIA: a vida de Maria Felipa em cordel - experiências no ensino de história na escola estadual Professora Anésia (Belém-PA, 2022)

Autores

  • GERALDO MAGELLA DE MENEZES NETO Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém)

DOI:

https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1047

Palavras-chave:

Ensino de História, Independência do Brasil, Literatura de cordel

Resumo

O ano de 2022 foi marcado pelas celebrações do bicentenário da independência do Brasil. Tal efeméride nos motivou a repensar as narrativas trazidas pelos livros didáticos. Ao invés de uma narrativa tradicional, que prioriza os fatos políticos, sentimos a necessidade de uma abordagem da independência que levasse em conta questões étnico-raciais. Nesse sentido, o artigo traz um relato de experiência no ensino de História em uma turma do 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Professora Anésia, em Belém, no qual utilizamos para trabalhar o conteúdo da independência a literatura de cordel sobre a vida de Maria Felipa, produzido por Jarid Arraes. Maria Felipa era uma mulher negra que participou das guerras contra os portugueses na Bahia, liderando o seu povo na luta pela independência. A abordagem da vida de Felipa possibilitou aos alunos estabelecerem conexões entre as lutas e desafios da população negra no passado e no presente.

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Biografia do Autor

GERALDO MAGELLA DE MENEZES NETO, Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém)

Professor de História da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém). Professor de História e Estudos Amazônicos da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA).

Doutor em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Belém/Pará/Brasil

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Livro didático

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

MENEZES NETO, G. M. D. (2023). POR OUTRAS NARRATIVAS DA INDEPENDÊNCIA: a vida de Maria Felipa em cordel - experiências no ensino de história na escola estadual Professora Anésia (Belém-PA, 2022). Outros Tempos: Pesquisa Em Foco - História, 20(36), 335–367. https://doi.org/10.18817/ot.v20i36.1047