Chamada Aberta - Dossiê 2023.2 - Até 31 de janeiro de 2023

2022-07-11

Proposta:

As discussões relacionadas ao Ensino de História vêm crescendo de forma expressiva no Brasil, sob o impulso do espraiamento dos programas de pós-graduação. Observa-se também a importância estratégica dessa discussão para a qualidade do processo ensino-aprendizagem e para a própria constituição da História enquanto ciência e disciplina escolar. A “didática da História”, durante décadas entendida sob a perspectiva reprodutora ou simplificadora do conhecimento acadêmico, passa por amplo processo de reposicionamento que busca investigá-la em sua linguagem própria. Assim, o objetivo do Dossiê temático “Ensino de História: metodologias, abordagens e práticas” é dar visibilidade para o crescimento de pesquisas sobre a História em sua configuração enquanto disciplina. O intuito é contemplar estudos sobre metodologias, abordagens e práticas que vêm sendo empregadas no âmbito escolar em diferentes linguagens: orais, gestuais, literárias, textuais, tecnológicas, imagéticas, bem como, colocar em evidência, textos que fomentem discussões sobre Ensino de História, Teorias e Metodologias e Educação, História do Ensino de História, Currículo, legislação educacional, Cultura Escolar e Formação Docente, pondo em questionamento o academicismo presente em maior ou menor grau na formação dos profissionais do ensino apartados da compreensão teórica de seu ofício de educadores.

 

Para informações sobre as diretrizes de submissão de artigos, acesse: https://outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/about/submissions