Textos Completos CrÉditos Sair

APRESENTAÇ?Ã?O

 

O II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista É uma realização do Diretório do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), certificado pela UEMA junto ao CNPq desde o início de 2010, mas que vem reunindo esforços desde 2009, ano em que organizamos o I Simpósio e lançamos a coletânea O Maranhão oitocentista (Editora da UEMA / É?tica).

O Núcleo reúne professores do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, seus orientandos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, bem como egressos do curso de História que realizam ou realizaram mestrado e doutorado em diferentes universidades brasileiras. O Núcleo também mantém parcerias com professores do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e com grupos de pesquisas sediados em outras instituições, como o Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil (NUPEP), vinculado a Universidade Federal Fluminense. Ambas as instituições, UFMA e UFF, foram de suma importância para a realização do primeiro Simpósio.

Para a segunda edição do evento, pretendemos ampliar essas articulações, especialmente a partir de pesquisadores que tão o Norte-Nordeste oitocentista como objeto de estudo, razão para o convite a pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Pernambuco, alÉm de pesquisadores de instituições do Sudeste/Centro-Oeste cujo objeto de estudo se situa de alguma forma na articulação entre os territórios que viabilizaram o Estado imperial.   

Também como novidade, contaremos com a organização de nove Simpósios Temáticos, espaço para o diálogo entre alunos de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores, que terão a oportunidade de apresentar trabalhos situados nos Oitocentos, mas cuja abrangência se pretende similar à aquela intentada para as 6 mesas-redondas e 2 conferências que também copõem o evento.

Esperamos que o II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista possa contribuir para a consolidação de estudos e pesquisas, no Maranhão, sobre o séc. XIX, somando-se a sua primeira edição e ás publicações já¡ existentes rumo ao aprofundamento de debates que envolvam diferentes temas, tradicionais ou inovadores, da História do Oitocentos.

 São Luís, janeiro de 2011

Marcelo Cheche Galves

Yuri Costa

 

Nota: Este é o texto produzido para o site do evento, que foi mantido por questão de fidelidade ao original.

Criação: Fernando Sampaio - (99) 8131-1501 / 3421-1501

nandonet1@hotmail.com