A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DA HISTÓRIA NA COMPREENSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) – 2008-2012

SUSELI CRISTIANE ALVES CAMILO

Resumo


 

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa está sendo estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980. Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação é considerada como o elemento de maior relevância do programa. Busca compreender quais carências de orientação da sociedade contemporânea levaram à necessidade de reformas nas universidades federais brasileiras. Objetivamos demonstrar como uma abordagem histórica pode contribuir para a compreensão de políticas públicas educacionais. Metodologicamente, a pesquisa está sendo conduzida pela análise das narrativas de sentido em torno da reforma. Os resultados da pesquisa pretendem demonstrar que o sucesso do REUNI foi condicionado à capacidade de sua proposta romper com a tradição de formação profissional das universidades federais.

Palavras-chave: Políticas públicas educacionais. Consciência histórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.


THE HISTORY SCIENCE CONTRIBUTIONS TO THE COMPREHENSION OF EDUCATIONAL PUBLIC POLICIES: an analysis of the Support Program to the Plans for Restructuring and Expanding Federal Universities (REUNI) – 2008-2012


Abstract: This article aims to present the results of an analysis of the Support Program to the Plans for Restructuring and Expanding Federal Universities (REUNI). This program has been conducted as a stage  in the ‘reforming background’ of Brazilian federal universities, considering the the mid-1980s. The REUNI proposal considers the incentive for a curricular innovation on the degree courses as the main program element. It’s focused to comprehend which  contemporary society needs resulted in a necessity of reforms in the Brazilian federal universities. We aim to demonstrate how a historical approach may contribute to the comprehension of educational public policies. Methodologically, the research is being conducted through the analysis of the narratives of meaning concerning to the reform. The results of the research intend to demonstrate that the success of REUNI has been constrained to the ability of its proposal to disrupt the tradition of professional training at federal universities.

Keywords: Public Education policies. Historical conscience.  Federal Universities Reform. REUNI.

 

LA CONSTRUCCIÓN DE LA CIENCIA DE LA HISTORIA EN LA COMPRENSIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONALES: un análisis del Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI) – 2008-2012

Resumen: El presente artículo tiene por objetivo presentar los resultados de un análisis del Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales (REUNI). Este programa está siendo estudiado como una etapa en el contexto de reforma en las universidades federales brasileñas, pensada desde meados de los años 1980. En la propuesta de REUNI, la inducción de la innovación curricular en los cursos de grado es considerada como el elemento de mayor relevancia del programa. Busca comprender cuales carencias de orientación de la sociedad contemporánea llevaron a la necesidad de reformas en las universidades federales brasileñas. Objetivamos demostrar como un abordaje histórico puede contribuir para la comprensión de las políticas públicas educacionales. Metodológicamente, la pesquisa está siendo conducida por el análisis de las narrativas de sentido en torno de la reforma. Los resultados de la investigación pretenden demostrar que el éxito del REUNI fue condicionado a la capacidad de su propuesta romper con la tradición de formación profesional de las universidades federales.

 

Palabras clave: Políticas públicas educacionales. Conciencia histórica. Reforma en las universidades federales. REUNI.


Palavras-chave


Políticas públicas educacionais. Consciência histórica. Reforma nas universidades federais. REUNI.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18817/ot.v13i22.547

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