Chamada de artigos-Dossiê: Chama aberta para Dossiê 2016 (1º Semestre) da Revista Outros Tempos

  • Organizadoras:

Profa. Dra. Carine Dalmás (carine.dalmas@gmail.com)

Professora de História da América nos Séculos XIX e XX (UEMA)

 

Profa. Dra. Elisa de Campos Borges (elisacborges@gmail.com)

Professora de História da América (UFVJM)

 

 

  • Resumo da Proposta

 

História Política das Américas no Século XX

 

O dossiê História Política das Américas no Século XX é o primeiro voltado para a reunião de artigos sobre a História das Américas proposto pela revista Outros Tempos (Qualis B2) do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este número representa uma iniciativa do recém criado grupo de pesquisa sobre História da América Contemporânea, coordenado pela Profª Drª Carine Dalmás, docente do Curso de História da UEMA, com a parceria da Profª Drª Elisa de Campos Borges, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O intuito deste número da revista é contribuir com a divulgação de trabalhos sobre a História das Américas produzidos no Brasil e no exterior.

A história política passou por um momento importante de renovação, principalmente durante a segunda metade do século XX. A busca por novos objetos e metodologias que expressassem a diversidade e complexidade das sociedades proporcionou o diálogo com outras disciplinas, sobretudo das Ciências Humanas, possibilitando a aproximação com novos conceitos e métodos. Temas ligados à cultura, ao popular, ao cotidiano, à representação, ganharam centralidade nas investigações. Pesquisas relacionadas à história política das Américas incorporaram tais mudanças e aprofundaram a produção de conhecimento sobre o continente.

O Dossiê será publicado no primeiro semestre de 2016 e tem o propósito de abarcar abordagens de problemáticas relacionadas às culturas políticas, à memória, às representações, aos imaginários sociais e à circulação de ideias. Portanto, privilegiaremos análises que encontram respaldo nos campos da história política renovada, da história intelectual, da história da cultura e nos seus possíveis cruzamentos.

O prazo para envio dos artigos é 14 de fevereiro de 2016.

 

As normas de publicação estão disponíveis AQUI!